Gurren Lagann, é um anime original da Gainax, lançado no ano de 2007. Uma obra que mescla a comédia com uma ação frenética com mechas. São 27 episódios que se dividem em dois grandes arcos (sim, TTGL odeia normas, inclusive os arcos de temporada), não necessariamente dividindo o anime em partes iguais, já que o segundo arco se inicia no episódio 17.
Esse foi um dos primeiros animes que eu vi e seu mundo alternativo me chocou como recém-chegada que eu era. Mesmo assim, a energia contagiante e a adrenalina constante não me deixaram desistir de continuar.
Gurren Lagann é de tirar o fôlego. Um passeio emocionante desde o início mais humilde ao mais fantástico dos finais. Sem contar tantos momentos, conceitos e aprendizados que ficarão para sempre gravados comigo.
A historia não se trata somente de uma progressão lógica, estratégia, conflitos de interesses, sci-fi, batalhas, nomes de robôs gigantes, vilões épicos, alguns diálogos lenga-lenga (que por algum motivo dão muito certo), uma princesa maravilhosa, os discursos over-the-top em conjunto com declarações de amor - não só o romântico - os nomes de ataque, energia universal... A lista continua, mas na verdade, é sobre a desconstrução de todas essas coisas. Normalmente um anime 'inteligente' é sempre cativante, mas TTGL é único, conseguindo ser bom sem tentar ser inteligente. Porque a história não é sobre ser sagaz. E sim sobre sentimentos e espírito. Um instinto primitivo; força de vontade, a adrenalina e a loucura de superar como se enfrentasse um desafio impossível.
Assim como uma lenda, uma fábula ou uma história de fantasia, o foco é ser épico e marcante, e isso é aplicado também aos personagens, o quão longe eles vão e o quanto eles crescem em você... é incrível de se ver. Cada um deles consegue surpreendê-lo e mostrar-lhe as muitas faces da natureza humana. De certa forma, eles são perfeitamente escolhidos para representar o tema central da mostra da luta entre o "espírito" humano contra o abismo de "desespero".
Cada aspecto do anime reforça o zelo do produtor Hiroyuki Imaishi. Sua arte, com um uso inteligente de ângulos, linhas arrojadas, panoramas exagerados e os desenhos que muitas vezes simplificados, demonstram a auto-confiança.
A trilha sonora exala carisma com beats energéticos, tambores, ópera, rap (sim!), conjuntos de violino e efeitos sonoros fortes o tempo todo.... Mas, também reservando um lado apaixonadamente delicado para os seus momentos de emoção.
Tengen Toppa Gurren Lagann é sem dúvidas um anime inesquecível.
Posteriormente, foram lançados 10 volumes de mangá idealizados por Kazuki Nakashima e ilustrados por Kotaro Mori, porém a cronologia e velocidade com que as coisas acontecem no mangá acaba por descaracterizar o peso de determinados atos no decorrer da história original.
Também foram lançados dois filmes, um em 2008 e posteriormente em 2009, intitulados Tengen Toppa Gurren Lagann: Gurren-hen e Tengen Toppa Gurren Lagann: Lagann-hen consequentemente, ambos dirigidos por Hiroyuki Imaishi. Um light-novel também foi lançado em 2009 por Kurasumi Sunayama, e conta com 4 volumes e ainda está em publicação. Por último mas não menos importante, também foi lançado um jogo para Nintendo DS pela Konami, que aliás foi extremamente criticado pela jogabilidade terrível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário